26 de novembro de 2012

, ,

Cavalo Crioulo

     Boa noite, Rosas!
     Bom, para quem me conhece, sabe que eu sou APAIXONADA pela vida no campo. Amo estar com a natureza e com os animais. Parece que quando estou lá, é como se eu tivesse tirado longas férias... Volto feliz !
      Há um tempo atrás, compramos um terreninho por lá e, agora, começamos a construir nossa casa. Isso significa que ficarei mais tempo no campo (OBA)!
     Por motivo de força maior, há pouco tempo, tivemos que nos desfazer dos nossos cavalos; foi muito triste para mim, já que foram os primeiros... Nós tínhamos o Mambuca, que era um Manga Larga Marchador; o Ciclone - um Quarto de Milha - a Princesa e o seu "potrinho", ambos Crioulos. Por um bom tempo, perdemos a vontade de andar a cavalo, porque esses cavalos eram nossas paixões... Mas ontem (domingo) pude realizar um desejo muito grande! De voltar a ter cavalos! Porém, como meu marido é uma pessoa muito exagerada, ele foi logo e comprou quatro (Pelo amor de Deus!).  Eles ainda são potros. Dois já têm dois anos (começaremos a domá-los no próximo mês) e os outros têm um ano cada. Então, vão demorar mais um ano para começarmos com o trabalho de doma!
     Para esse dia tão especial, para nós, escolhi o look abaixo:
Calça: Patrol Jeans; Camisa Mullet transparente de gatinho:  Simples Assim by Hibisco Boutique Móvel; Regata: Pura Mania, Bolero: Presente da mamãe; Bota: Brasil Cowboy, Cinto Cacau Jeans; Chapéu Panamá.




No terreno em que estou construindo tem uma corujinha linda, resolvi homenageá-la com os meus brinquinhos de corujinhas.

Os quatro cavalos são de linhagem campeã, por isso já possuem nomes de registros. Um cavalo de linhagem sempre vem com comprovação de DNA. São nomes muito difíceis de serem guardados - os documentos não estão aqui no momento, por isso não vou lembrar! Outro dia eu falo para vocês!




Que Deus nos abençoe para que possamos cuidar muito bem desses bebezões!

São Luiz do Purunã, sem dúvida, tem a mais linda paisagem do campo... E olha que já tentamos procurar algo parecido nesse mundão! Mas não achamos!

Uma pausa para o lazer!






Para quem quer saber mais:

  O cavalo crioulo é uma raça de cavalos.

   O cavalo crioulo se originou dos animais de sangue andaluz e berbere introduzidos no país pelo aventureiro espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca nos primeiros anos após o descobrimento. Aqueles que foram se perdendo da comitiva de Cabeza de Vaca durante as suas campanhas na região passaram a se criar livremente nas planícies da Argentina, do Uruguai e do Brasil, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos. Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente tanto a temperaturas muito baixas ou muito altas, quanto à seca e à falta de alimento.
    Assim como os mustangues norte-americanos, os animais que deram origem à raça crioula eram caçados e domados tanto pelos índios cavaleiros, os charruas, quanto pelos estancieiros.
    Atualmente, a raça crioula está espalhada por todo o Brasil, mas especialmente na região froteiriça do Rio Grande do Sul, onde está o principal símbolo da raça, os descendentes de La Invernada Hornero, de Uruguaiana.

   O Cavalo Crioulo no Brasil 

   O berço do cavalo Crioulo é o sul do Brasil, fronteira com o Uruguai e, são criados na região do Rio Grande do Sul.
   É uma variedade da raça crioula da América latina. Como os outros cavalos deste continente, ele é produto da mistura de raças de origem africana (cavalo árabe primitivo) e européia.
    Para o cavalo crioulo do Brasil, as duas origens étnicas são equilibradas. Herdou do cavalo árabe sua altura que raras vezes ultrapassa 1,50 m, sua cabeça é de corte triangular, seu perfil ligeiramente convexo e reto, suas orelhas curtas e bem separadas, sua garupa pouco inclinada e seu caráter ativo. Do seu antepassado europeu, herdou sua crina abundante, seu aspecto pequeno, porém forte e sua tranquilidade.
   Sua descendência árabe é bem marcante.

Beijos...
Suzana Rosa




←   →

10 comentários:

  1. Oi achei lindo seu blog,seguindo
    conheça o meu
    http://charmeemoda.blogspot.com.br

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... Obrigada pela visita, linda!!! Já vou seguir você... Você já está seguindo o meu???

      Excluir
  2. Adorei as fotos, lindos os cavalos e o lugar também!!!
    Bjos
    www.deliriofashionista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Já passo no seu e faço minha inscrição para seguir!!! Vc já está seguido o meu???

      Excluir
  3. Que lugar Lindo Flor
    Amei, ja estou seguindo
    Obrigada pela visita
    Felicidades e sucessos com o Blog
    miilecharmedemeniina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gata!!! Obrigada... Assim que eu chegar em casa eu te sigo!!! Estou trabalhando!!!

      Excluir
  4. Lugar maravilhoso, muito a minha cara! E você está lindissima!! Se puder dê uma passadinha lá no blog, é novo e tem post novo interessantissimo!! Beijinho.

    http://clicchique.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora... Seja bem vinda! Vc também gosta de ir para o campo de vez em quando??? Eu já estou indo passar no seu blog!
      Obrigada por seguir!

      Excluir
  5. Recomendo um Cavalos Árabes para embelezar o local

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Os Árabes são lindos tbm...
      Bjssssssss

      Excluir

Olá, alunos do YouTube! Deixem um recadinho com muito amor para a Prof. Sú!