13 de março de 2013

Faculdade de Estética e Cosmética!


        Boa noite, Rosas! 
        Para quem está sempre "ligadinha" aqui no blog sabe que há um tempo eu fiz um book de meio corpo. Foi minha querida amiga Simone, quem fez! É ela quem cuida da minha beleza também: faz minhas unhas (todas as unhas da semana que eu postei foi ela quem fez), faz sobrancelha, depilação, hidratação, massagens e tudo mais.
          A Si tem um salão de beleza, tira fotos e faz Faculdade de Estética e Cosmética.
          Por isso, hoje o post é para falar um pouquinho da Faculdade de Estética! Vamos entender um pouquinho mais do curso?


         Cuidar da beleza alheia exige formação. Para atuar, um esteticista tem de concluir, no mínimo, o ensino médio técnico. No entanto, atualmente, o mercado busca um profissional com uma formação mais completa, de nível superior.


         A maioria dos cursos brasileiros de ensino superior em estética é tecnólogo, ou seja, tem entre dois ou três anos de duração e currículo é focado no mercado de trabalho.




         Engana-se quem pensa que o curso é totalmente prático. Principalmente nos anos iniciais é comum haver disciplinas teóricas como anatomia, fisiologia e química. "A química serve como base para cosmetologia, que é química orgânica praticamente pura. Também há disciplinas de nutrição voltada para estética, comportamento humano, bio segurança e organização do trabalho. O primeiro ano é formatado de uma maneira mais teórica, preparando o aluno para receber e ter bagagem suficiente para entrar na prática", afirma Letícia Valim, coordenadora do curso tecnólogo de estética e cosmética do Centro Universitário Senac, em São Paulo.





        Após concluir a graduação, o profissional está habilitado a trabalhar com estética facial, corporal e capilar, além de prestar consultorias na área e atuar em indústrias de cosmetologia. Pode ser contratado por salões de cabeleireiro até clínicas médicas, além de abrir seu próprio negócio ou lecionar.




         "Em um salão de cabeleireiro um esteticista pode, por exemplo, além de cuidar da pele, trabalhar com harmonia do rosto, sobrancelha e maquiagem. Em clínicas, é possível assessorar médicos como vascular, dermatologista e cirurgião plástico", diz Adriana Luna que concluiu o técnico em estética, mas atualmente cursa a graduação.


         Para Adriana, os eventos esportivos mundiais que o Brasil vai sediar nos próximos anos vão ajudar a alavancar a profissão e abrir novos nichos, como os spas urbanos. "Com a preocupação por qualidade de vida, as pessoas têm procurado muito este serviço. Americanos e europeus estão acostumados com os spas. Temos de pensar que essas pessoas não vão vir só para os jogos e, sim, para aproveitar nosso país, que é lindo", afirma a esteticista.



         No Brasil, um dos países campeões de consumo de artigos de cosmética do mundo, outro público que ajuda a expandir o mercado para os esteticistas é o universo masculino. "A gente lida com pessoas o tempo todo. Mesmo em um trabalho que você está na frente de um computador, em algum momento pode estar numa reunião e encontrar pessoas. É necessário estar bem. Acho que o homem entendeu isso", diz Adriana.


         Quem quiser seguir carreira precisa de gostar de lidar com pessoas para se dar bem. "Tem de ter a descoberta do querer cuidar do outro. Acho que isso é o primeiro passo. A partir do momento que você descobriu que é prazeroso cuidar da pele de uma pessoa, fazer com que ela se sinta bem e isso for gratificante, você está na área certa", afirma Adriana.


guia estética (Foto: Arte/G1)


           A reportagem abaixo foi retirada G1 - Globo.com



         E aí, meninas?! Gostaram de saber um pouco mais sobre mais esse curso superior?




←   →

17 comentários:

  1. amei o post bem informativos amei as fotos bjs gata
    http://pramulherlindatododia.blogspot.com/br

    ResponderExcluir
  2. é bacana esse tipo de post, bem esclarecedor né?? Acho que mts meninas que mexem com make, unha, pele tem vontade de saber mais! parabens viu !
    http://aanautsch.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Creio que seja sempre bacana as pessoas atualizarem-se!!! BJs

      Excluir
  3. Bem interessante!
    Beijos,
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
  4. Super legal essa matéria! Tinha curiosidade de saber mais sobre esses curso e vc tirou minhas dúvidas!
    Parabéns pelo post!
    Beijos

    Jaqueline
    futilidadedemulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post,muito útil e suas fotos lindas!beijo e obrigada pela visita http;//micarlaedavid.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm achei o post útil!!! Bjs e obrigada!!!

      Excluir
  6. Adorei o post, muito interessante!

    Beijinhos
    www.garotadeestilo.tk
    www.facebook.com/BlogGarotadeestilo(pagina do Face

    ResponderExcluir
  7. Suas fotos ficaram linda *_*
    Esse curso é muito bom,mim interessar muitooooo rs
    Beijos linda!
    http://tudoemaltaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim... Para quem trabalha com isso...
      Beijinhos!

      Excluir
  8. Oi, te indiquei para uma tag em meu blog.
    Confere lá: http://thedreamsfashion.blogspot.com.br/2013/03/tag-blog-feliz_14.html
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vou ver, minha linda! Obrigada!!!

      Excluir
  9. adorei esse post, eu prestei vestibular para estética e cosmética a única coisa ruim é o salario pra quem e registrado né quanto será a comissão 30% ? brigada pela postagem.
    http://blogmellyssa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, alunos do YouTube! Deixem um recadinho com muito amor para a Prof. Sú!