19 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra... eu digo SIM!

LIBERDADE... É O QUE TODOS QUEREMOS!
           Hoje tive muito orgulho em ser Professora. Muitas polêmicas estavam surgindo na minha vida, principalmente, nas Redes Sociais. Do tipo: "Ai, eu sou contra o Dia da Consciência Negra, então tem que ter dia da consciência branca". Ai, para, né?! RIDÍCULO... O que os brancos sofreram ou lutaram pelo Brasil? Lutaram para roubar mais ouro e pedras preciosas... Ou críticas do tipo: "Dia da Consciência Negra é racismo"; ou "Os negros não têm que ser respeitados 365 dias do ano??? Ou é só um dia???"
           Jesussssss... achei que as pessoas tivessem fugido da escola... Pior ainda quando me falavam: "Ai, a Dilma poderia ter emendado o feriado".



      #PELOAMORDEDEUS! Ela não poderia ter emendado o feriado, porque o Dia da Consciência Negra é uma homenagem para o Zumbi dos Palmares. Sabem quem é o cara? Para quem fugiu das aulas de História ou simplesmente não se lembra, Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. O cara morreu lutando contra a escravidão nesta data, 20 de novembro de 1695. Somente depois de 193 anos, o ideal pelo qual ele tanto lutou aconteceu... A lei áurea foi assinada em 13 de maio de 1888. 
        Mesmo após a escravidão no Brasil, ela acontece... Preconceito existe sim, não somente com os negros, mas com crianças, com mulheres, com pessoas de classe social inferior; o preconceito acontece quando trabalhamos e ganhamos menos que o JUSTO, quando os impostos são cobrados abusivamente.            Você que disse SIM à Manifestação que ocorreu a pouco tempo no Brasil, vem me dizer NÃO ao Dia da Consciência Negra? Zumbi dos Palmares não merece esse dia de reflexão contra o preconceito? Seja ele qual for. Há pessoas que discriminam judeus, japoneses, gordinhos, mulheres, pobres, ricos, punks, hippies, homossexuais e assim por diante! O Dia da Consciência Negra, é um dia de RESPEITO. Onde deveremos lembrar que, acima de tudo, devemos respeitar uns aos outros, amar uns aos outros, tratar o outro como você gostaria de ser tratado, não importa a cor, classe social ou religião!


           Só não foi dado o nome: Dia da Consciência do Respeito, porque bem nesta data o Zumbi dos Palmares foi capturado, porque foi traído por um de seus comandantes, e foi ESQUARTEJADO VIVO EM PRAÇA PÚBLICA. Lá em Olinda, PE...


       Em 2003 este feriado já havia sido decretado, mas ainda era ponto facultativo. O que fazia passar batido entre as pessoas e, até mesmo, nas escolas. Creio que, aproximadamente, 800 cidades do Brasil amanhã não seja ponto facultativo. Aqui em Curitiba, os alunos não irão, mas eu vou trabalhar. Nada mais justo, pois os alunos devem se lembrar da data e, nós enquanto funcionários, não tínhamos conhecimento do feriado obrigatório até dois meses atrás.


       Se você me disser que o feriado não adianta, que é uma besteira, acredito que você está me dizendo que o Dia Internacional da Mulher também seja besteira (embora não seja feriado é uma data muito importante), afinal as mulheres lutaram muito para votar, se separar, aparecer em público...
Se você me disser que o feriado não adianta, que é uma besteira, acredito que você está me dizendo que o Outubro Rosa foi uma besteira.


         Se você me disser que o feriado não adianta, que é uma besteira, acredito que você está me dizendo que o Natal é uma besteira. Há pessoas que não acreditam no nascimento de Jesus nesta data, mas eu considero o Natal uma festa de AMOR, CONFRATERNIZAÇÃO, DA FAMÍLIA. 
        Será que você vai se lembrar do AMOR, CONFRATERNIZAÇÃO, DA FAMÍLIA apenas em um dia do ano? Em uma data simbólica? Ou você só vai prevenir-se contra o câncer no mês de outubro?
         Nem preciso responder, né, amigos...


          Ainda hoje há preconceito sim. Vá até uma favela e veja onde a escravidão mais se reflete até nos nossos dias. Quando eu trabalhava em escola pública, a maioria dos meus alunos eram negros ou morenos, da minha cor. Hoje, em colégio particular, se eu contar 5, só 5, que estudam ou estudaram por lá, foram muitos ainda. E eu falo de TODOS os colégios particulares que eu já trabalhei!
        Não existe preconceito hoje em dia? BALELA... Existem pessoas que dizem que são preconceituosas na sua cara e existem aquelas que fingem não ter esse sentimento.
Veja se você não é preconceituoso de verdade, reflita: Eu namoraria e casaria com alguém com a cor diferente da minha???? Eu aceitaria que meu filho fosse homossexual???
       Você só não é preconceituoso se sua resposta for SIM, sem exitar! Isso é cultura, isso é História!

QUER GANHAR ESTE KIT DE MAQUIAGEM IMPORTADA?


1. Seguir o blog Motive to be Pretty publicamente: clique aqui!

2. Curtir a fanpage: clique aqui!

3. Inscrever-se no Youtube:clique aqui!

4. Compartilhar a foto do sorteio (clique aqui)  e indicar 2 amigas para participar (na foto do sorteio).


5. Clicar em QUERO PARTICIPAR no Facebook:  clique aqui!

OBS.: Este sorteio é válido somente para o Brasil!


O SORTEIO SERÁ REALIZADO DAQUI UM MÊS, DIA 12/12/2013. Visto que estamos em época de festas, peço a paciência, porque a entrega do prêmio dependerá EXCLUSIVAMENTE da boa vontade dos Correios!

BOA SORTE!



←   →

24 comentários:

  1. concordo contigo Su, esse e todos os outros dias do ano deve ser comemorado com respeito sim, não só aos negros, mas a qualquer ser de qualquer cor, classe social, religião... respeito é bom e todos gostam :)

    BlogSemDrama.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... todos temos que nos respeitar...
      Bjs

      Excluir
  2. Oi linda muito boa a entrada, tbm digo sim. O chato e que ate hoje ainda existem umas pessoas idiotas que julgam as pessoas pela cor da sua pele. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela cor da pele, pelas roupas que se usa, por tudo que vc tem, etc, etc, etc...

      Excluir
  3. Concordo, *-*
    Arrasou nas fotos.

    BLOG: http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram: @samaralima_03
    Twitter: @SamaraL33

    Big beijos, *-*

    ResponderExcluir
  4. Quebrando preconceitos! É isso aí, Su.. As pessoas não valorizam estes feriados.. e o pior não valorizam o próximo, no geral, pois se é negro, amarelo, indígena, pardo, branco, vermelho, crente, descrente, de posição política tal ou não.. isso não importa.. o que importa é o amor ao próximo e o respeito ao mesmo..
    Beijocas, sua linda! Super sigo!

    roberttasouzza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não valorizam nenhum feriado... Odeio pessoas que não sabem a História e querem falar alguma coisa!!!

      Excluir
  5. Concordo com você, mas acho que devemos comemorar esse dia não somente no dia da consciência negra, mas todos os dias!
    Beijos
    estudiodasamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... é um dia de consciência para que as pessoas tomem consciência para o resto da vida!

      Excluir
  6. Suzana, que texto maravilhoso!
    Concordo com cada palavra e ainda vou além: penso que, infelizmente, o reconhecimento de um grande líder como Zumbi só está servindo para instituir feriado, porque a maioria não se interessa em saber o motivo, quem foi Zumbi e porque ele tanto lutou.
    Preconceito ainda existi e muito! Nelson Mandela é muito feliz ao se expressar: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar". Que todos aprendam a amar!
    Lindo como sempre seu blog!

    Estou seguindo e curtindo!
    Beijosss

    http://fragmentosfemininos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas reflexões, adorei o que escreveu do Mandela!!!

      Excluir
  7. A gente longe de casa fica completamente fora dos feriados, nao sabia que era O Dia da Consciencia Negra. Muitos preconceitos ainda precisam ser quebrados. Bjus

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto!!! A pessoas (sem generalizar) ainda tem preconceito... e isso é triste!

    Mas adorei o texto, muito bem escrito!!! Parabéns!!!

    Bjosssssss

    http://mulheradaadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preconceito, ainda existe... infelizmente!!!

      Excluir
  9. Parabéns pela iniciativa, foi o primeiro post que vi sobre o assunto !


    Beijiinhos

    www.escolhadeestilo.blogspot.com
    www.facebook.com/escolhadeestilo

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Sábias palavras.

    Post novo, venha conferir!!!
    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vc plenamente :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que belo post Su , parabéns...Super bacana a homenagem. Tudo que vc expressou é verdade.
    As pessoas são hipócritas em dizer q. não existe preconceito. Existe sim , junto com a discriminação. E não só de raça , mas tb de classe social e orientação sexual.
    Somente a Educação para mudar "velhos" hábitos.
    Bj
    www.soultodamulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo... EDUCAÇÃO sempre!!!
      Obrigada pelos elogios!!!
      Bjs

      Excluir

Olá, alunos do YouTube! Deixem um recadinho com muito amor para a Prof. Sú!