10 de abril de 2014

, ,

10 dúvidas sobre hidratação de pele!


         Oi, meninas! Tudo bem?         
         Manter a pele hidratada não é só uma questão de estética: é também fundamental para prevenir o aparecimento de diversas doenças. Agora que já estamos no outono e o inverno está a caminho - período em que todos os tipos de pele tendem a desidratar com mais frequência, pois a umidade do ar é menor -, é ainda mais importante estarmos atentas à hidratação da pele. Veja abaixo algumas dicas essenciais sobre esse tema


1. Qual é a importância de ter uma pele sempre bem hidratada? 
Com a pele hidratada, mantemos a barreira cutânea íntegra, o que impede a descamação e aparecimento de áreas de coloração opaca da pele, mantendo o tom normal ou bronzeado da pele por mais tempo, além de impedir a instalação de infecções oportunistas, sejam bacterianas ou fúngicas.  Foi assim que eu mantive o bronze desse ano. Foi muito engraçado, mas minha pele não descascou, porque a mantive muito bem hidratada!


2. É verdade que com o passar dos anos, a pele fica menos hidratada? Por quê? 
Sim. Ao envelhecermos, nossa pele fica mais fina, permitindo que a água presente na pele evapore para o meio externo; além do mais, as glândulas sebáceas diminuem sua capacidade de produção, diminuindo a quantidade de sebo na superfície da pele (o sebo desempenha um papel importante como isolante, retendo água sob ele), permitindo, também, que a água que chega à superfície da pele evapore, desidratando a pele. A minha pele é oleosa, é difícil ficar totalmente seca, mas para que ela fique bonita, com aspecto de bem cuidada, preciso de um hidratante bom e que não seja muito grosso, Que é o caso desse, da Gota Dourada.


3. Qual deve ser a frequência da hidratação da pele do rosto e do corpo? 
Como potencializar a absorção do produto? No mínimo, duas vezes ao dia, de preferência após o banho. Sua penetração pode ser potencializada com uma leve esfoliação na pele, de 1 a 2 vezes por semana. Confesso que morro de preguiça de passar hidratante corporal todos os dias, mas tento passar sempre após o banho... Como odeio a sensação de ficar melecada, passo este hidratante com cheirinho de bebê da Gota Dourada, ele é bem fininho e a pele absorve rapidinho!


4. Além de passar hidratantes todos os dias, o que é possível fazer para manter a pele bem hidratada? 
O segredo para uma pele bem hidratada é beber muita água (de 1,5 a 2 litros por dia) e tomar banhos rápidos, sem usar sabonete em excesso, e com água morna para fria


5. Quantidade é certeza de bom resultado? Ou seja, lambuzar a pele com bastante hidratante é garantia de uma pele mais saudável e bonita? 
Quantidade não é sinônimo de uma pele hidratada. O importante é usar um hidratante em quantidade suficiente para recobrir toda a pele do corpo, específico para cada tipo de pele (ou seja, hidratantes para peles normal, oleosa ou seca, dependendo do tipo da pele). Por isso uso esse da foto abaixo. Minha pele necessita de um hidratante leve. Mesmo que eu usar um pesado, o efeito será o mesmo. Fora que odeio a sensação de pele molhada, que demora para secar. Com o hidratante abaixo, não tenho este problema!

A Gota Dourada NÃO FAZ TESTES EM ANIMAIS

6. Qual é a textura ideal do creme hidratante? 
A textura de um creme depende do tipo de pele que ele é indicado. Geralmente, cremes mais densos, são indicados para peles mais secas já que eles são ricos em matérias-primas oclusivas (matérias-primas mais oleosas, que formam um filme oclusivo sobre a pele, impedindo a água de evaporar); os cremes mais fluidos são indicados, principalmente, para pele normal a oleosa, pois são ricos em matérias-primas umectantes (retiram água da atmosfera, ou seja, do ar, atraindo-a para a pele, além de "puxar" água da profundidade da pele, atraindo-a para as camadas mais superficiais da pele, hidratando-a). 

Adorei o pump deste hidratante, muito prático para retirar o produto!

7. Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme, de gel, de loção e de serum? 
Geralmente, esta diferença é mais para adequá-lo aos vários tipos de pele. Para pele oleosa: gel e loção; pele normal: loção e serum; pele seca: creme e loção. 


8. É bom que um hidratante faça mais que hidratar? 
Atualmente, a maioria dos hidratantes possui outras substâncias que fazem mais que hidratar, como as vitaminas (principalmente, a C e a E, que impedem a produção de radicais livres, importantes para o envelhecimento da pele, e a vitamina A, conhecido como retinol, que estimula a produção de fibras elásticas e colágenas, tornando a pele mais firme, e afina as camadas mais externas da pele, diminuindo manchas e rugas) e os filtros solares (que diminuem a produção de radicais livres e degradação de fibras elásticas e colágenas, os quais predispõem ao envelhecimento da pele, bem como impede a queimadura da pele, a qual favorece o aparecimento do câncer de pele).


9. E as máscaras hidratantes para o rosto? Como funcionam? Substituem o creme hidratante? 
As máscaras hidratantes são produtos hidratantes com uma alta concentração dos princípios ativos em um veículo muito oleoso e aderente. Eles servem para dar uma hidratação intensiva para a pele, desde que, em seguida à sua retirada, a superfície cutânea não seja lavada vigorosamente. 


10. Como agem os hidratantes ?in-shower? feitos para serem utilizados no próprio banho? 
São produtos ricos em agentes oclusivos, os quais devem ser passados no corpo com o chuveiro desligado antes da última enxaguada (sem esfregar a pele ou usar sabonete associado); em seguida, enxugar a pele com uma toalha felpuda, sem esfregá-la, mas só tocar a pele, para remover o excesso de água. 





←   →

22 comentários:

  1. Ótimas dicas, me interessei por esse creme. Vou ver se acho por aqui.

    Beijos, Amanda.
    http://fic-board.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem em qualquer farmácia... Bjsss

      Excluir
  2. Nossa menina, nem precisa envelhecer muito para notar diferença na pele. Antes dos 30 ja percebo que minha pele "pede" mais hidratação. Tem que cuidar mesmo e tem que começar cedo!
    Beijos
    http://www.embuscadamakeperfeita.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo hidratantes, não vivo sem, um pele bem hidratada é tudo de bom hein.
    Adorei o post, muito bom!
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim... Fica cheia de luminosidade e macia!

      Excluir
  4. Tenho a pele ressecada e sempre estou passando hidratante.
    Tambem gosto de ir no Spa e fazer uma hidratacao mais profunda.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. O cheiro deve ser ótimooo *-*

    Super beijo!
    http://pausachique.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas Su
    e juro que nem ligava tanto para hidratação da pele, mas depois dessas dicas vou me jogar

    beijos
    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. amei o post bjs
    http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha o seu post Su, cheio de dicas.
    big beijos

    ResponderExcluir
  9. Hidratar é muito importante. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Nice products! Love these styles! They all look genius!
    Thanks for your sharing and posting!
    Have a nice day!


    http://www.aekk.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Suzana,
    Que lindeza de post!! parabéns pelo carinho e pelo capricho.
    Conte sempre conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. É uma grande honra ter o comentário de vocês aqui! Bjssss

      Excluir

Olá, alunos do YouTube! Deixem um recadinho com muito amor para a Prof. Sú!