28 de dezembro de 2014

Mitos e Verdades sobre a PROTEÇÃO SOLAR


       Oi, amigaaaaaasss... Tudo bem?
       Com a chegada do verão nada melhor que vocês estar por dentro do que é certo e errado na hora de se proteger do sol. Venham ver algumas perguntinhas e respostas que eu achei sobre o assunto na revista "Farmais + saúde & bem-estar."

   
1. O FPS vai até 30, não adianta comprar um produto que oferece mais que isso?
R. DEPENDE. O que acontece é que o aumento do fator de proteção não acompanha o aumento numérico. A quantidade de proteção de um FPS 15 é em média de 93,33% o FPS 30 é de 96,67%, já o FPS 50 é de 98,33%. O grande problema é que geralmente aplica-se muito menos fotoprotetor do que o recomendado pelo teste, e isso faz com que a eficácia do produto, ou seja, a proteção, caia.


2. Preciso aplicar o protetor pelo menos meia hora antes da exposição?
R. VERDADE. Esse é o tempo de ativação do filtro e de estabilização do filme de proteção sobre a pele.


3. Preciso reaplicar o produto de duas em duas horas?
R. VERDADE. O suor e o vento podem comprometer a qualidade do filme de proteção, devendo ser reforçado, bem como após atividades físicas e depois dos banhos de mar ou piscina.

      Abaixo estão meus protetores faciais: Avon SUN, FPS 30 e L'oréal Solar Expertise, FPS 60. O da Avon é Oil Free, mas é mais hidratante, ou seja, demora mais para secar. E o da L'oréal é toque seco, perfeito para quem quer o rosto bem seco, perfeito para passar antes da maquiagem, base ou bb cream.


4. Não posso usar protetor corporal no rosto?
R. DEPENDE. Alguns produtos são indicados para o corpo e rosto e outros são específicos. O que acontece é que geralmente os produtos para o uso facial são desenvolvidos com alguns modificadores de sensorial, para conferir toque seco, evitar excesso de oleosidade e surgimento de acne.


5. A pele bem hidratada sofre menos com a exposição ao sol?
R. VERDADE. A radiação solar é extremamente desidratante e fragiliza a pele. Uma pele bem hidratada geralmente é mais saudável e mais capaz de resistir às agressões.

        Abaixo está meu protetor solar com toque seco da Flores e Vegetais, FPS 50. Ele não tem cheiro nenhum, por isso amo tanto, é bem parecido com o da L'oréal, que eu mostrei acima.


6. Preciso sempre aplicar o protetor solar com a pele seca?
R. VERDADE. A água pode diluir o produto e interferir na qualidade da formação do filme de fotoproteção sobre a pele.


7. Se eu reaplicar o filtro de dias em duas horas, posso tomar sol o dia todo?
R. MITO. A recomendação é que seja feita a reaplicação para aumentar o fator de proteção da pele, mas nunca é indicado o excesso de exposição solar. A tradicional indicação de evitar a exposição nos ápices de radiação solar, das 11h da manhã às 4h da tarde, se mantêm. 

       Abaixo, os meus 3 protetores do momento... Em primeiro lugar, comecei a gostar mais do Flores e Vegetais, porque tem FPS 50, não tem cheiro e deixa a pele do corpo MEGA seca... ele tem toque seco. Em segundo lugar (que foi meu primeiro lugar por muito tempo) o da L'oréal FPS 30, que seca rapidinho, mas deixa a pele hidratada, sabe? É oil free e tem um cheirinho maravilhoso de hidratante. Em terceiro lugar o Nívea FPS 30, que é normal... Tem cheiro tradicional de Nivea... e não sei mais o que falar... é um protetor bom, mas normal!



 8. Fico sempre embaixo do guarda-sol, então não preciso de muito filtro?
R. MITO. A radiação ultravioleta, principalmente do tipo A, consegue atravessar a barreira física do guarda-sol. Parte da radiação acaba sendo refletida  pela areia e atinge a pele de quem aparenta estar protegido. Outro problema é que esta proteção não consegue parar a radiação das ondas de calor dos infravermelhos.


9. O uso constante de protetor causa acne?
R. DEPENDE. Isso pode acontecer caso a pessoa não compre um fotoprotetor adequado para quem tem pele oleosa. Produtos de baixa qualidade com variados óleos minerais e petrolados também podem entupir os poros favorecendo o quadro acneíco. O ideal é consultar a opinião de um especialista, que vai receitar o ideal para o seu tipo de pele. 
      Eu tenho um para o rosto que meu dermatologista manipulou para o jeito que minha pele encontra-se no momento, por causa da isotretinoína (Roacutan manipulado), ele também receitou para a pele do corpo.


10. Preciso usar protetor inclusive em dias nublados?
R. VERDADE. A radiação solar, em especial a UVA consegue ultrapassar as nuvens e a falsa sensação de proteção que se dá por conta de não estar diretamente exposto aos raios solares faz com que as pessoas se descuidem, o que é um erro.
       Até as luzes e a luz do computador queima, gente!!!


11. Manchas e pintas na pele têm sempre relação com a exposição solar?
R. MITO. Manchas podem ser desencadeadas por outras causas como variação hormonal, estresse, inflamações e quadros patológicos. É claro que áreas manchadas devem receber proteção extra para evitar que a mancha se alastre ou escureça após a exposição solar. Já as pintas podem ser sinais de nascença, por exemplo...


12. Devo passar maior quantidade de protetor sobre tatuagens?
R. MITO. A verdade é que deveríamos utilizar a quantidade certa de filtro solar para a proteção cutânea do corpo inteiro. A preocupação em mantes a cor da tatuagem condiciona o excesso de aplicação de fotoprotetores, realizando na verdade, uma barreira física que impede a ação dos raios ultravioletas nos pigmentos.


13. Hidratantes com FPS podem substituir o uso do protetor ou bloqueador?
R. MITO. Devemos escolher o contrário: um bloqueador ou protetor com a ação hidratante, porque quando a função principal do cosmético não é proteger durante a exposição solar, geralmente o FPS é baixo e pode durar bem menos.



           Figuem bem fresquinhas e hidratem muito a pele, para depois ela possa fica bonita passando MUUUUITA maquiagem (ou não), que é o que nós amamos!


igam-me nas Redes Sociais para verem as novidades em primeira mão!
  1. Instagram: clique aqui!
  2. Fanpage no Facebook clique aqui!
  3. Grupo Rosa Chiclets no Facebook: clique aqui!
  4. Twitter: clique aqui!
  5. YouTube: clique aqui!
  6. Google +: clique aqui!


Bom Domingo!
←   →

10 comentários:

  1. o post me foi muito muito muito interessante, já que eu sou mais transparente que o gasparzinho HAHAHA

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... é bom se atentar!
      Bjssss

      Excluir
  2. A camada de ozônio está cada vez mais fina e os poluentes no ar cada vez mais forte. Toda proteção é necessária.

    Feliz Ano Novo para vocês.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!,
    Realmente não vivo sem o meu, agora estou para testar 2 protetores, quero uns mais "potentes" ;)
    Beijinhos!!,
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, algumas dessas dúvidas eu tinha tirado no evento da ADCOS, outras são novidades, amei!

    Feliz Natal e Feliz Ano Novo.

    www.rockcomluxo.com
    www.youtube.com/natypottersena

    ResponderExcluir
  5. Amei o poster ficou lindo ,e adorei saber mais um pouco desses protetores solar.bjs

    ResponderExcluir

Olá, alunos do YouTube! Deixem um recadinho com muito amor para a Prof. Sú!