7 de janeiro de 2017

Como contar para a sua mãe que você menstruou?


           Menstruar pela primeira vez pode ser assustador e a simples ideia de contar para sua mãe pode ser ainda pior - lembre-se de que isso é completamente normal e natural na vida de qualquer mulher; sua mãe passou por isso, sua avó também e sua bisavó também. Não precisa ficar nervosa, sentir vergonha ou medo. No futuro, você olhará para esse dia e se perguntará qual era o drama, pode apostar.
             Isso me assusta um pouco: TER MEDO DE CONTAR PARA A MÃE! Que tipo de diálogo você tem com sua filha! Acho que muitos pais são OPRESSORES, sem necessidade. Quer dizer que a filha menstrua e ela tem que se sentir culpada por isso? Que tipo de mãe é você que faz sua filha se sentir assim! Que faz sua filha ter que buscar na internet esse tipo de informação! Falo assim porque recebo CENTENAS, MILHARES de mensagens perguntando sobre o assunto!
              Quando eu era adolescente, não tinha o melhor dos diálogos com a minha família, mas pelo menos isso, contei sem neuras. Simplesmente fui ao banheiro, desceu uma "coisa" gosmenta e preta e minha mãe explicou, ensinou como colocar o absorvente, falou quanto tempo eu ficaria menstruada. Saí feliz e com vergonha de ela contar para o meu pai. 


Aprenda o que significa menstruar. O ciclo menstrual é um processo mensal pelo qual o seu corpo passa para se preparar para uma futura gestação. No começo do ciclo seu corpo aumenta a produção de estrogênio, o que faz com que o endométrio (revestimento do útero) engrosse com sangue e muco. Ao mesmo tempo os ovários liberam um óvulo que, se for fertilizado por um espermatozoide, se fixará na parede do útero, agora engrossada. No entanto, se o óvulo não for fertilizado, ele desmanchará e será descartado junto do endométrio inutilizado, o que resulta na menstruação.[1]
  • O mais comum é ela descer pela primeira vez entre os 12 e 14 anos, mas é possível que desça até com oito anos de idade.
  • Todo mundo fala da famosa menstruação mensal, mas é comum ela ser irregular, especialmente no começo. Não se preocupe se ela não descer exatamente no mesmo dia todos os meses; é possível até que ela não venha em um mês ou outro. Em geral, ela pode ocorrer em ciclos de 21 a 35 dias, com duração entre três e cinco dias

Prepare-se para a conversa com sua mãe. É importante ficar tranquila e não entrar em pânico quando sua menstruação descer pela primeira vez. É normal e não tem nada demais, assim como contar para a sua mãe. Dê tempo para se adaptar ao processo de mudanças que seu corpo está passando. Não se preocupe se não estiver pronta para contar agora – é seu corpo, sua decisão.
  • Antes de contar, esforce-se para estar relaxada. Faça o que for preciso, tome um longo banho, faça uma caminhada, leia um livro, tire uma soneca, respire fundo, enfim. Acalme-se.
  • Pense no que vai dizer para ela. Tente escrever as coisas mais importantes e ensaie.
  • Você pode pedir ajuda para uma enfermeira da escola, um médico, professora ou outro adulto em quem confia se estiver com dúvidas e ainda não estiver pronta para falar com sua mãe. Pode ser mais fácil contar para outra pessoa antes, assim não será tão difícil quando a hora chegar.
  • Peça para falar com ela em um lugar reservado. Separe um momento tranquilo do dia para que vocês conversem sozinhas. Não se apavore! Tente não pensar demais nisso e vá direto ao ponto. Lembre-se: ela é sua mãe, ninguém no mundo ama você tanto quanto ela ou entende mais o que você está passando. Mencione o assunto do jeito que preferir, seja com música e coreografia ou falar que se sente desconfortável, mas precisa conversar. Se não souber bem como puxar o papo, tente algo como:
    • “Então mãe, minha menstruação desceu.”
    • “Mãe, vamos à farmácia? Eu preciso de uns produtos de higiene feminina.”
    • “Vai ser difícil, mas eu vou falar: eu menstruei.”
    • “Eu não sei como dizer, mas “aquilo” desceu.”


Quando estiverem juntas, toque no assunto como quem não quer nada. Qualquer momento em que estiverem sozinhas é um bom momento para falar disso com sua mãe, ainda mais se a ideia de uma conversa formal for angustiante demais. Fale a caminho da escola, das aulas de futebol ou de piano, enquanto assistem TV, antes de dizer boa noite ou qualquer outra ocasião em que não tiverem pressa. Conte que a sua menstruação desceu assim, com simplicidade.
  • Introduza o assunto perguntando quantos anos ela tinha quando a menstruação dela desceu pela primeira vez, caso não se sinta confortável em falar abertamente.
  • Puxe uma conversa que não tenha nada a ver com o assunto e dê um jeito de incluir a informação no meio. Isso lhe dará tempo para pensar antes de começar a falar e o assunto pode surgir quando você se sentir confortável.

Faça uma parada proposital no corredor de produtos de higiene íntima com ela. Sair para fazer compras juntas pode ser uma ótima oportunidade de contar para ela sobre sua menstruação sem ter que iniciar a conversa. Direcione-a para o corredor de produtos de higiene e perfumaria no supermercado ou na farmácia e diga que precisa pegar algumas coisas. Esse é um ótimo momento para pedir recomendações de produtos também e ela perceberá o que você está falando sutilmente.

Faça perguntas. Menstruar significa que seu corpo está passando por uma série de mudanças. Tire todas as suas dúvidas com sua mãe. Esse é um bom jeito de fortalecer os laços entre vocês e provavelmente ela também quer conversar sobre uma porção de coisas.
  • Use esse momento para perguntar sobre saúde sexual, mas só se você estiver à vontade.
  • Pergunte se ela tem produtos favoritos, o que ela tem vontade de comer quando está menstruada e como ela lida com a TPM e com as cólicas.

Se você não tem coragem de falar pessoalmente, escreva um bilhete. Contar pessoalmente pode ser pavoroso e, se você não tiver coragem, pode contar por escrito. Assim, ela poderá puxar o assunto na próxima vez em que estiverem juntas sem ninguém por perto. Deixe o bilhete em algum lugar que só ela tenha acesso, como a bolsa dela. O bilhete pode ser longo e complicado, ou curto e doce, como:
  • “Querida mãe, hoje eu menstruei pela primeira vez! Podemos ir à farmácia para comprar absorventes e outras coisas juntas mais tarde? Amo você!”
  • “Minha menstruação desceu. Será que você poderia trazer uns O.B.'s ou absorventes? Obrigada!”


Conte pelo telefone. Você ainda pode contar pessoalmente mas pelo telefone, se não se sentir à vontade para falar cara a cara. Use as mesmas técnicas e estratégias que usaria se fosse pessoalmente ou diga algo como:
  • “Chego em casa em uma hora; podemos conversar quando eu chegar? Eu menstruei.”
  • “Hoje eu vou chegar um pouco mais tarde que o normal porque preciso comprar absorventes.”
  • “Podemos comer bolo de chocolate hoje? Estou com tanta vontade de comer um bolinho, desde o dia que a minha menstruação desceu.”


Envie um SMS ou fale pelo WhatsApp: Outro jeito de contar para ela o que está acontecendo é enviar um SMS. Não é a coisa mais pessoal do mundo, mas é efetivo. Você pode escrever uma mensagem semelhante à que escreveria em um bilhete, dizendo:
  • “Só para dizer que eu menstruei. A gente se vê em casa.”
  • “Podemos conversar em casa? Minha menstruação desceu.”
  • “Quando você vai fazer compras de novo? Minha menstruação desceu e eu preciso de algumas coisas.”


       Dicas:  
  • Acompanhe suas menstruações para saber quando será a próxima; assim, você saberá se ela atrasar e poderá consultar um médico.[8]
  • Você não precisa jogar sua calcinha manchada no lixo, mas você terá de enxaguá-la o mais rápido possível e colocá-la para lavar.
  • Tenha sempre um kit emergencial na mochila ou bolsa, para nunca ser pega desprevenida.
Tenho esse vídeo, caso você tenha mais dúvidas




9° ano
Local:Brasil Curitiba, PR, Brasil
←   →

8 comentários:

  1. Nah Celesino1:48 PM BRST

    estou amando o seu blog minha linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, li seu comentário no Snap!

      Excluir
  2. Anônimo3:20 PM BRST

    Amei prof sú,quando precisar vou usar todas as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, li seu comentário no Snap!

      Excluir
  3. Oí prof su vim Do snap pode me mandar um beijo la? Meu nome é Emilly Dutell sou de SC e manda UM beijo para Santa Catarina en especial para Cunha Porã SC beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, li seu comentário no Snap!

      Excluir

Olá, alunos do YouTube! Deixem um recadinho com muito amor para a Prof. Sú!