10 de fevereiro de 2017

,

Como preparar e apresentar um SEMINÁRIO NA ESCOLA

Como apresentar um trabalho n

        Desculpem não aparecer ontem por aqui! Então teremos um post amanhã para compensar! Expliquei o que aconteceu no SNAP: ROSACHICLETS. Fico o dia todo por lá, é um vlog ao vivo da minha vida real!
         Vamos falar de SEMINÁRIOS NA ESCOLA? O que é isso? Vocês sabem?


Como apresentar um seminário


         Seminário é uma exposição oral de informações sobre um assunto previamente escolhido e estudado pelos integrantes de um grupo. A produção final do seminário envolve a apresentação oral do que foi pesquisado e produzido pela equipe.
         Você e alguns colegas deverão formar uma equipe a fim de apresentar um seminário sobre um determinado tema.

Como ser o melhor aluno


 PLANEJAMENTO:

1. A primeira etapa para o planejamento de um seminário é a escolha, por parte da equipe, de um aluno que coordene o trabalho, monitorando a participação de todos.

2. A definição do tema a ser abordado é a próxima etapa. Deverá ser de interesse geral, para que todos se empenhem em estudá-lo.

3. Em seguida, é preciso que vocês elaborem uma estrutura, um "esqueleto, identificando os tópicos a serem pesquisados.

4. O próximo passo é criar, em conjunto, um roteiro de trabalho, estabelecendo as tarefas de cada um e do grupo em relação à pesquisa, às leituras, ao debate, à produção e aos registros das informações. Essa etapa envolve a definição dos prazos para a realização das tarefas.

5. A seguir, é necessário selecionar o material para pesquisa, determinando um tempo para que cada um escolha livros, revistas e textos encontrados na internet. Esse material deve ser lido e estudado pelos integrantes do grupo que vão identificar as informações mais relevantes.

6. Feito isso, vocês precisam montar o roteiro do seminário, escolher os recursos visuais (cartaz, gráficos, folhetos, slides...) que vão compor a apresentação e decidir como esta será feita.


Como fazer trabalhos em equipe

  • Na abertura do seminário, é preciso expor o tema escolhido.
  • Na introdução, de ser feita uma contextualização do tema (afirmando sua importância e os aspectos explorados) e apresentada a estrutura de tópicos elaborada pela equipe Esta etapa deve ser curta e objetiva.
  • No desenvolvimento do seminário, etapa mais longa, deve ocorrer a explanação de cada tópico. Devem ser mostrados exemplos, opiniões e argumentos sobre o tema, citações de textos estudados, etc.
  • Na conclusão, deve-se sintetizar a apresentação, elencando os pontos-chave sobre o tema e retomando as principais informações e ideias expostas ao longo da apresentação.

Como perder a timidez


Cada equipe pode se reunir para um ensaio, em que o grupo simulará a apresentação do seminário. Esse será o momento de identificar eventuais falhas a serem corrigidas antes da apresentação para a turma!



Trabalho escolar






PRODUÇÃO:


          Vocês devem ficar atentos aos itens elencados a seguir, durante a apresentação do seminário.

  • Pronunciar bem as palavras e não falar baixo demais.
  • Ater-se ao que foi programado, para evitar "se perder".
  • Respeitar o tempo previsto para cada etapa ou fala.
  • Manter uma boa postura corporal e evitar excesso de gesticulação ou ficar caminhando pela sala. Também não ficar parado com as mãos nos bolsos. Ser natural e espontâneo
Como estudarComo gostar de estudar


       E vocês? O que acham de apresentar e fazer seminários? Deixem nos comentários as experiências e dicas de vocês, para ajudar outros alunos! 

Local:Brasil Curitiba, PR, Brasil
←   →

6 comentários:

  1. Olá prof. Sú! Amei as dicas 😍😍👏💞 Tenho uma dica: NÃO fique olhando apenas para os colegas ou apenas para o professor! Olhe para TODOS!!! Assim ninguém se sentirá excluído da apresentação e o professor vai lhe achar mais confiante. Mesmo que muitos achem uma dica boba, serviu muito pra mim, desde que aprendi essa e outras coisas meus seminários melhoraram muito e minhas notas tbm. Bjs 💞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei suas dicas, elas me inspiram a gravar mais vídeos e produzir mais conteúdos!

      Excluir
  2. Tenho outra dica também: tente sempre inovar nas apresentações, use e abuse do tema escolhido! Exemplo: Em artes, o meu tema foi desenho animado, levei para a apresentação DVDs de desenhos animados, gibis e filmes animados. E também fiz uma exposição de fotos de gibis, filmes e desenhos (que têm animação). Também já tive trabalhos sobre história, cultura, pontos turísticos e culinária do norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste [meu grupo foi do nordeste (onde moro)] e aproveitei para levar algumas comidas típicas (não precisa levar muito), fiz também exposição de fotos de pontos turísticos e da cultura do nordeste e a história tentamos contar de forma mais divertida (interagindo com meus colegas) para não ficar tão cansativo. Enfim, espero que também sejam bastante criativos na hora das apresentações!! 😘😘💞👏

    ResponderExcluir
  3. Sempre que eu apresento um seminário ,dou uma lembrancinha para cada aluno da sala ,pode ser uma dica e é um agrado para os colegas

    ResponderExcluir
  4. Sempre que eu apresento um seminário ,dou uma lembrancinha para cada aluno da sala ,pode ser uma dica e é um agrado para os colegas

    ResponderExcluir

Olá, alunos do YouTube! Deixem um recadinho com muito amor para a Prof. Sú!