8 de fevereiro de 2018

Dez erros que os alunos fazem ao estudar



Booom dia! Acordei inspirada. Quem dera se acordássemos inspirados todos os dias, né? Quem dera fazer só o que a gente gosta! Mas, sabe, fico me perguntando se as coisas que gostamos teriam tanta graça se só fizéssemos coisas legais o tempo todo! Sei lá... acho que a depressão seria até mais fácil, porque teríamos momentos bons o tempo todo e ACHO que chegaria uma hora que não saberíamos mais o que é bom, do que gostamos ou não gostamos, não daríamos valor naquela viagem super bacana!
Por isso separei dez erros que cometemos ao estudar! Acima tem um plano de estudos para você se basear e estudar. 

1. Estudar só o que gosta: Como eu falei, a vida não é feita só de coisas que gostamos. Eu não gostava de Matemática, Física e Química, mas acreditam, todas as matérias são necessárias para a vida adulta. Confesso que uso pouco, muito superficialmente no dia-a-dia, mas eu tenho noção das coisas, até porque não sou especialista e não estudei para isso! Chama-se CULTURA.

2. Deixar dúvidas para trás: Muitos alunos ficam com vergonha de fazer perguntas na escola e se sentem culpados ao fazer perguntas "bobas". Meus amores, nenhuma dúvida é boba! A escola é o lugar de vocês tirarem essas dúvidas mesmo! Antes de perguntar, veja se REALMENTE você estava concentrado (a) e se a professora não tinha acabado de falar e foi você quem não estava prestando atenção! Faça sua parte, que tudo vai dar certo. Às vezes, o que é muito difícil para você é normal para o outro!

3. Mudar muito a alimentação: Todo adolescente está em fase de crescimento, por isso precisa se alimentar corretamente. Existem alunos que pensam em emagrecer e acabam parando de comer. Isso não é correto. Acredito que adolescentes não devem se preocupar com emagrecimento, mas sim com saúde, se você é saudável, é difícil você ficar com obesidade. Todos devemos comer frutas, verduras e etc. Clique aqui e veja as dicas de café da manhã para tomar antes da escola. Clique aqui para ver o cardápio de lanches para a escola.

4. Não parar para descansar: Sabia que a cada hora estudada é importante parar 15 minutos para se alongar, lanchar ou distrair a cabeça? 

5. Não criar um hábito. Estudar pode parecer difícil para quem não tem um hábito. Crie rotinas, escreva suas metas no papel e as coloque em prática. Tente e persista pelo menos um mês sem falhar nas suas metas, para criar hábitos são necessários de vinte e um dias a três meses. Logo, você sentirá falta de não estudar!


Você pode fazer uma planilha na agenda, caderno ou Excel para se programar e estudar. 


6. Estudar com o celular na mão: Se possível desligue o celular no tempo que você separou para estudar! Quando um amigo te chama no Whatsapp fica difícil, imagine todos chamando, mostrando novidades, fazendo perguntas, aqueles grupos que não param. Além do mais, estar com o celular significa que você está perto de jogos, vídeos, redes sociais, isso é uma distração. Você vai olhar a hora, faz centenas de outras coisas e acaba não vendo a hora!

7. Deixar o Facebook ou redes sociais abertos: Meu Deus! A gente só vai dar uma olhadinha, uma atualizada e passa mais de uma hora e ainda estamos lá. É um vício, uma perdição! Você acaba vendo as fotos de amigos, inimigos e até de quem não conhece. Vê Stories, Snap e quer fazer e falar o que está fazendo também! CUIDADO!

8. Usar estimulantes: Há alunos que tomam energéticos para não dormirem enquanto estudam, mas cuidado, usar qualquer medicamento sem prescrição médica pode trazer danos futuros à sua saúde.

9. Usar provas muito antigas: Às vezes, você quer ver questões relacionadas a determinado conteúdo e acaba pegando provas ou gabaritos muito antigos da internet ou de alguém. Mas as coisas vão mudando. A Língua Portuguesa é um exemplo disso. Há alguns anos, sofremos o acordo ortográfico vigente no momento. Se for pegar alguma prova antiga, algumas regras ainda eram aceitas e hoje não são mais. 

10. Fazer anotações ruins: Fazer anotações durante a aula é muito importante, desde que você entenda a matéria. Explique direitinho na hora da anotação. Quando a professora fala tudo parece fácil, quando a professora faz no quadro é mais fácil ainda. Grife e explique o porquê chegou naquele resultado, mesmo que no momento pareça fácil. Depois, no decorrer dos dias, das matérias e conteúdos diferentes, fica mais difícil lembrarmos de regras simples!

←   →

3 comentários:

  1. Amei o post meu erro e estudar com o celular na mão realmente acabo sem estudar só pq mandam mensagens vou ver acabo sem estudar rsrsr vou deixar o cell bem longe de mim quando eu for estudar

    ResponderExcluir
  2. Amei minha linda... eu sempre tiro minhas dúvidas na escola pq eu odeioooooo levar duvida para casa... nossa eu fico fora de mim kkkk agora que fui para o ensino médio assim que eu chego em casa eu estudo pelo menos 2h por dia pq é muita coisa e a tarde anoitecendo tenho que voltar para a escola então fico praticamente o dia todo estudando mas lógico que eu paro um pouquinho para descansar né kkkk eu mereço também kkkk

    ResponderExcluir

Olá, alunos do YouTube! Deixem um recadinho com muito amor para a Prof. Sú!